terça-feira, 21 de outubro de 2014

Impulsionando a inteligência e a Vida

Para começar eu demorei mais de 6 horas para escrever este post, isso pelo simples fato de estar fazendo isso no momento errado, no horário de trabalho, lugar onde sempre, sempre acontecerá algo para me retirar a atenção e mesmo estando com os fones de ouvido no último volume. Acho que isso mostra que eu devo sim ter uma rotina e ser uma pessoa mais organizada.

Mas vamos ao que interessa! No domingo fui obrigada a assistir uma palestra cujo o nome é "Impulsionando sua inteligência" ministrada pelo renomado escritor e professor Pierluigi Piazzi. O palestrante é formado em Química Industrial e Física, pós-graduado em Semiologia da Imagem, Semiologia do Cinema e Psicolinguística pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor do curso de Engenharia da Escola Politécnica da USP, do curso de pós-graduação de Formação de Terapeutas Familiares da PUC – SP, dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação da UNISANTA, dentre outras atividades.

Impulsionando a inteligência
Para ele, o erro está em estudar apenas para provas e para obter boas notas. Dessa forma, garante o professor, o aprendizado não se fixa no cérebro. Para tanto, se baseou em princípios da neurociência - mais uma de suas especialidades - e explicou detalhadamente como usar o cérebro de forma mais proveitosa e impulsionar a inteligência.
Ele apontou os três principais equívocos dos alunos na seguinte ordem: 1 – grave: não saber se comportar; 2 – muito grave: não ler livros como forma de lazer; e 3 – gravíssimo: estudar para a prova. 
“Aula é para entender; a famosa lição de casa é para aprender”, afirma. E sentenciou: o estudo é individual, solitário e ativo e só pode ser feito com lápis ou caneta, já que é preciso fazer uso da escrita. “Estudar é escrever. Quanto mais você escreve, mais você aprende. Não tenha preguiça de escrever”, disse Pier.
O especialista criticou o uso exacerbado de tecnologias como smartphones e computadores e, é claro, a internet e as famosas redes sociais. Para ele, esses recursos, além de levarem a distrações, fazem com que o cérebro se acomode. Para fazer o cérebro funcionar é preciso, de acordo com suas palavras, parar de empregar máquinas e promover uma “desintoxicação de internet”, que segundo estudos, provoca queda no Quociente de Inteligência (Q.I.). “Quem tem sucesso no vestibular não é quem sabe mais, é quem é mais inteligente”, garante.
A palestra atingiu seu auge quando o professor demonstrou o funcionamento do cérebro e como fazer para que as informações se fixem nele para sempre. Para tanto, ensinou: é preciso estudar (sozinho e escrevendo) todos os dias, rigorosamente, e ter uma boa noite de sono, pois é só durante o sono que a informação é transmitida para o córtex cerebral, a área que consolida informações de curto prazo em longo prazo. E para que a lição fosse realmente aprendida, recitou o que já é uma espécie de mantra entre seus alunos: “Aula dada... aula estudada... HOJE!”.
E foi ao som dessa lição e de um sonoro “leia!” que o prof. Pier encerrou a palestra. Mas antes, os presentes puderam comprar seus livros com um bom desconto, ganhar autógrafos e tirar fotos com o convidado.

Isso é um resumo, acho bastante válido e interessante que todos assistam, é uma palestra que te prender, não é chata e aborda o assunto de vários pontos de vista.

Mas qual foi a minha lição ?!

Hoje eu não estou mais no ensino médio, já terminei minha faculdade e me falta vergonha na cara para terminar meu trabalho de conclusão de curso da Pós-Graduação, além disso, tenho a pretensão de conquistar certificações na minha área e passar em um concurso público. Sim! Para quem mora em Brasília o sol gira em torno dos concursos públicos, meus pais e grande parte dos meus tios são concursados e tornam isso uma quase obrigação ao filhos, sobrinhos e a quem mais puderem atormentar a vida. Tudo bem não é ruim de tudo, é como dizem "Pensar no futuro", é "Garantir o seu" mas hoje eu não quero essa limitação, não quero trabalhar com algo que não gosto e justamente por isso não me importante tanto com concursos públicos.

Além de mostrar que em toda minha vida escolar eu estudei de forma errada, sempre fui uma aluna nunca estudante. Mas além disso percebi que em todo o processo de estudo e aprendizagem a organização é algo bastante importante, é preciso ter uma rotina de estudos, é preciso educar o nosso corpo e o nosso cérebro. Por tudo isso estou aqui hoje, apesar de não ter muito tempo livre pois trabalho e ainda estudo, sei que existem na minha rotinas pequenos espaços de tempo que estão livres e que querendo ou não eu tenho obrigação de utilizar de algo forma, de preferência que útil. Pensando nisso e levando em consideração todos os problemas que estou passando, acho que criar uma rotina, criar hábitos não seriam ruins e muito pelo contrario acabariam me ajudando. Sou virginiana, tenho aquela coisa de censo de organização e na boa isso nunca funciona, eu nunca dou conta de manter nada organizado, porque eu mal penso em organizar e já estou pensando em reorganizar algo que nem organizei ainda. Acho que isso já é quase um toque, mas vamos lá né.

O objetivo do post é divulgar a palestra pois é sim muito interessante, principalmente para os pais e além disso é útil em todas as áreas pois hoje dependemos em 100% de conhecimento para sermos alguém no mercado de trabalho. E claro para mostrar que eu sou um ser um tanto quanto maluco e que precisa urgentemente de uma rotina, de organização. Siiiiim! Eu vou criar essa abençoada e tratar de me tornar uma pessoa melhor, com uma vida mais no eixo e principalmente mais organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário